Escala médica: Como organizá-la de forma prática, ágil e eficaz

Escala médica: Como organizá-la de forma prática, ágil e eficaz

Compartilhe:

A escala médica pode ser uma pedra no sapato para os gestores, por se tratar de uma tarefa complexa. São muitos profissionais, com jornadas e especialidades diferentes. Além de todas as questões ligadas à performance dos colaboradores, há ainda exigências legais que devem ser rigorosamente seguidas, as quais podem, por vezes, não serem atendidas por equívocos ou desorganização. Dessa forma, é essencial administrar de maneira assertiva a escala médica.

 

Todavia, nem sempre esta é uma tarefa simples. Existem muitos casos em que a jornada de trabalho possui fatores que complicam o acompanhamento, e, para dificultar, algumas organizações ainda utilizam formas ultrapassadas de gestão.

 

Mas, como fazer então uma escala médica que seja realmente eficaz? A resposta está na gestão de plantões. Siga a leitura e confira as dicas que separamos sobre o tema!

 

Escala médica: 5 dicas para otimizar essa tarefa

 

 

1] Conheça as exigências legais

 

Esse é o ponto de partida para quem deseja organização e sucesso em uma escala médica. É primordial que o profissional de Recursos Humanos (RH) conheça a fundo a legislação específica sobre a jornada de trabalho destes profissionais.

 

 

2] Esteja ciente quanto às necessidades da empresa

 

Além da legislação vigente, é imprescindível conhecer todas as necessidades do negócio. Afinal, qual é a jornada realizada hoje? Ela atende os objetivos globais da empresa? Muitos aspectos devem ser levados em consideração para uma escala médica que atenda às partes.

 

 

3] Respeite os períodos de descanso

 

Pausas, folgas e férias não devem nem podem ser ignoradas. Não somente para estar em conformidade com a legislação, mas, especialmente,  para que os colaboradores se sintam respeitados.

 

 

4] Comunique as informações

 

Insira os colaboradores no processo e mantenha-os informados sobre suas escalas. Sendo assim, use os canais de comunicação para esclarecer dúvidas e evitar descontentamentos. O importante é a transparência, sempre!

 

 

5] Invista em um Gestor de Plantões

 

Para uma rotina de gestão organizada e descomplicada na área médica, escolha a tecnologia MedSimples. Através do Gestor de Plantões, corte pela metade as horas gastas em tarefas manuais e reduza custos administrativos, com o suporte de uma equipe especializada em auxiliar nas decisões mais importantes do seu negócio.

 

 

Acesse o nosso site e fique por dentro de tudo que essa ferramenta é capaz de fazer pelo seu negócio! O Gestor de Plantões MedSimples é um sistema completo, rápido e totalmente digital onde sua escala médica é feita em tempo real com cadastro unificado na nuvem.

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

Veja mais

Do You Want To Boost Your Business?

drop us a line and keep in touch