Escala médica: Como organizá-la de forma prática, ágil e eficaz

12/01/2021

A escala médica pode ser uma pedra no sapato para os gestores, por se tratar de uma tarefa complexa. São muitos profissionais, com jornadas e especialidades diferentes. Além de todas as questões ligadas à performance dos colaboradores, há ainda exigências legais que devem ser rigorosamente seguidas, as quais podem, por vezes, não serem atendidas por equívocos ou desorganização. Dessa forma, é essencial administrar de maneira assertiva a escala médica.

 

Todavia, nem sempre esta é uma tarefa simples. Existem muitos casos em que a jornada de trabalho possui fatores que complicam o acompanhamento, e, para dificultar, algumas organizações ainda utilizam formas ultrapassadas de gestão.

 

Mas, como fazer então uma escala médica que seja realmente eficaz? A resposta está na gestão de plantões. Siga a leitura e confira as dicas que separamos sobre o tema!

 

Escala médica: 5 dicas para otimizar essa tarefa

 

 

1] Conheça as exigências legais

 

Esse é o ponto de partida para quem deseja organização e sucesso em uma escala médica. É primordial que o profissional de Recursos Humanos (RH) conheça a fundo a legislação específica sobre a jornada de trabalho destes profissionais.

 

 

2] Esteja ciente quanto às necessidades da empresa

 

Além da legislação vigente, é imprescindível conhecer todas as necessidades do negócio. Afinal, qual é a jornada realizada hoje? Ela atende os objetivos globais da empresa? Muitos aspectos devem ser levados em consideração para uma escala médica que atenda às partes.

 

 

3] Respeite os períodos de descanso

 

Pausas, folgas e férias não devem nem podem ser ignoradas. Não somente para estar em conformidade com a legislação, mas, especialmente,  para que os colaboradores se sintam respeitados.

 

 

4] Comunique as informações

 

Insira os colaboradores no processo e mantenha-os informados sobre suas escalas. Sendo assim, use os canais de comunicação para esclarecer dúvidas e evitar descontentamentos. O importante é a transparência, sempre!

 

 

5] Invista em um Gestor de Plantões

 

Para uma rotina de gestão organizada e descomplicada na área médica, escolha a tecnologia MedSimples. Através do Gestor de Plantões, corte pela metade as horas gastas em tarefas manuais e reduza custos administrativos, com o suporte de uma equipe especializada em auxiliar nas decisões mais importantes do seu negócio.

 

 

Acesse o nosso site e fique por dentro de tudo que essa ferramenta é capaz de fazer pelo seu negócio! O Gestor de Plantões MedSimples é um sistema completo, rápido e totalmente digital onde sua escala médica é feita em tempo real com cadastro unificado na nuvem.

Comentários

Dicas para médicos

Assuntos que fazem a diferença no seu dia a dia