Agente Comunitário de Saúde: um profissional imprescindível

30/10/2020

Responsável por trabalhar com a prevenção e a promoção da saúde, o Agente Comunitário de Saúde é um profissional imprescindível para a sociedade. Ele mapeia as comunidades e desenvolve estratégias de intervenção voltadas ao auxílio da população local junto às suas unidades básicas. 

Ele participa da elaboração, avaliação, programação e reprogramação dos planos de ações locais de saúde, em conjunto com uma equipe multidisciplinar, para levar em conta todos os âmbitos da comunidade, como, história, população, situação de risco, entre outros. O intuito principal é elevar a qualidade de vida desses moradores.

É o Agente Comunitário de Saúde que permite o desenvolvimento de estratégias eficientes de atuação, propondo novas intervenções que consideram a vida e a história dos sujeitos que vão usufruir do serviço proposto. Isso potencializa a comunidade e oferece a chance de um grande crescimento local, além de fortalecer os vínculos entre os moradores.

Todo Agente Comunitário de Saúde trabalha dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e têm como campo de atuação os bairros, as casas e as comunidades atendidas por suas unidades. Em outras palavras, ele facilita o acesso aos serviços de saúde para aqueles que não entendem o funcionamento do SUS ou estão em áreas remotas.

 

O Agente Comunitário de Saúde no país

 

Diferente do que muita gente pode pensar, o Agente Comunitário de Saúde é um clínico qualificado, ou seja, trata-se de uma especialização dentro da medicina. Ao formar-se nessa residência específica, o profissional recebe esse título. De acordo com o relatório de Demografia Médica 2018, o Brasil tem 5.486 profissionais (ou 1,4%) com a especialização em medicina de família e comunidade. 

 

O herói invisível da saúde no Brasil 

Para contextualizar e explanar sobre as questões que envolvem esses profissionais, o 

empreendedor em tecnologia para Saúde Primária, Pedro Marton Pereira, compartilhou a sua experiência sobre a importância do Agente Comunitário de Saúde.  Através de uma palestra divulgada em seu canal no YouTube intitulada “O herói invisível da saúde no Brasil”, que mostra como pequenas ações podem causar um grande impacto no sistema saúde.

 

 

Soluções inovadoras para revolucionar a vida do Agente Comunitário de Saúde

Graças aos avanços tecnológicos, atualmente já existem diversas ferramentas para auxiliar os profissionais de saúde. É o caso do ACS LITE, um aplicativo desenvolvido pela ePHealth, para empoderar o  Agente Comunitário de Saúde no acompanhamento das famílias monitoradas. Além de ser gratuito, prático e 100% seguro, a intenção é que o App se torne o melhor amigo do Agente de Saúde. 

 

A UniverSaúde também oferece soluções inovadoras na área. Fruto do empreendedorismo de gestores e profissionais de saúde que acumularam conhecimentos e experiências na atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) e em organizações privadas por mais de duas décadas em nosso País. O objetivo da Startup é desenvolver ações de apoio e educação para a saúde pública e privada transformando projetos em realidade.

 

 

Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e dissemine o conhecimento!

 

Comentários