5 dicas para fomentar a satisfação dos pacientes em sua clínica ou hospital

30/04/2021

Sabemos que qualquer empresa que almeja ser relevante precisa colocar o seu consumidor no centro do negócio, e quando se trata da satisfação dos pacientes em uma clínica médica ou um hospital, essa máxima não é diferente. Entretanto, por mais que na teoria essa tarefa pareça simples, na prática, estabelecer uma relação amigável e duradoura com os pacientes é um constante desafio para os profissionais. Afinal, estamos falando de um dos ativos mais importantes das organizações. Lembre-se, são os pacientes que irão gerar receita para a sua clínica ou hospital e fornecer feedbacks que ajudarão a aperfeiçoar os seus serviços e consequentemente divulgar sua marca.

 

E, em uma época onde o aumento da concorrência está cada vez mais acirrado, ter pacientes felizes e satisfeitos é essencial para se destacar em um mercado extremamente competitivo. Como diz Jay Baer, palestrante internacional sobre marketing e atendimento ao cliente, “Se você vende algo para alguém, você tem um cliente (paciente) hoje; se você ajuda alguém, você tem um cliente (paciente) para a vida toda”.

 

Assim, manter um contato direto com os pacientes, visando um melhor atendimento, é sinônimo de bons negócios e serviços de qualidade. Esta interação contribui e muito na fidelização dos pacientes já existentes e na aquisição de novos através de indicações. 

 

Confira as dicas que preparamos para você promover a satisfação dos seus pacientes na sua clínica médica ou hospital!

 

Dicas para deixar os pacientes satisfeitos na clínica ou hospital

 

Independente do tipo de negócio, o atendimento é sempre um diferencial quando se deseja deixar os clientes satisfeitos. E na área da saúde, principalmente, pois, além de um serviço de qualidade, espera-se também um acolhimento, visto que alguns pacientes ficam sensíveis ao receberem os diagnósticos. 

 

Portanto, algumas atitudes são imprescindíveis para fazer com que os pacientes sempre lembrem da sua clínica ou hospital de forma positiva. Veja algumas que listamos!

 

| Seja receptivo

Certamente você já ouviu a expressão “A primeira impressão é a que fica”, por isso, atendendo de forma online ou presencial é importante que os pacientes se sintam bem recebidos e confortáveis. Aqui, é o primeiro passo para conquistá-los ou afastá-los de vez. 

 

| Conheça as necessidades dos seus pacientes

Quanto mais informações você tiver sobre as necessidades, comportamentos e preferências dos seus pacientes, maiores são as chances de oferecer soluções que os deixem satisfeitos. E ninguém melhor do que os próprios pacientes para auxiliar você nessa missão, não é mesmo? As pesquisas são ótimas aliadas nesse processo.

 

| Invista no digital

Em uma época onde a tecnologia está revolucionando a área da saúde e as pessoas estão com cada vez mais pressa e menos tempo, implantar tecnologias que tornem os processos mais eficientes agilizando a assistência aos pacientes é um dos segredos para deixá-los satisfeitos.

 

| Tenha uma comunicação eficaz

Além dos itens mencionados acima, é fundamental salientar que uma comunicação eficiente é de extrema importância para ter pacientes satisfeitos. Dessa forma, é preciso explorar diversos canais, como sites, redes sociais, chatbots, entre outros.

 

| Conte com uma gestão ágil e efetiva

Contar com uma gestão ágil e efetiva em sua clínica ou hospital não somente contribui para controlar a organização e garantir a saúde das finanças do negócio, como também visa melhorar o serviço disponibilizado. Logo, seu objetivo maior é proporcionar a satisfação do cliente final, fazendo com que suas necessidades sejam cumpridas e, com isso, superando suas expectativas.

 

Pensando nisso, a MedSimples, fintech ativa no mercado desde 2018, tem o propósito de facilitar o dia a dia das clínicas médicas e hospitais, trazendo ao mercado soluções inovadoras como o gestor de plantões, que reduz custos, simplifica a operação dos plantões e otimiza o tempo da área da saúde para que os colaboradores fiquem dedicados ao que realmente importa: salvar vidas.

 

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