Prescrição Médica Virtual: Conheça os benefícios de prescrever suas receitas digitalmente

15/09/2020

A Prescrição Médica Virtual vem se tornando cada vez mais conhecida e popular entre os médicos e pacientes. Essa ferramenta tem se popularizado em diversos países, substituindo o tradicional receituário de papel.

Os motivos para essa mudança são diversos, incluindo o fato de ser mais seguro e, portanto, uma boa opção para evitar erros quanto às recomendações médicas. A prescrição médica virtual possibilita a criação, transmissão e preenchimento de uma receita médica no formato online. Tudo é feito através de um software e o recurso também é conhecido como prontuário eletrônico. Além de substituir a prescrição feita em papel, nesse modelo, é possível que médicos ou farmacêuticos façam novas prescrições ou autorizem renovações.

Neste post vamos mostrar a você as vantagens da prescrição médica virtual. Acompanhe!

 

Como funciona a Prescrição Médica Virtual

A Prescrição Médica Virtual abandona completamente o uso de papel para alguns tipos de medicamentos e passa a funcionar de forma totalmente online. Ao ter acesso aos exames e informações do paciente, o médico emite o documento via internet. O paciente recebe por e-mail o arquivo da receita com assinatura digital, assim é possível saber exatamente qual profissional está receitando os remédios e tratamentos descritos no documento. Além disso, todo o sistema é criptografado e só pode ser acessado por médicos e farmácias, garantindo total segurança dos seus pacientes. 

 

Por meio da prescrição médica virtual, é possível padronizar:

  • Receituários;
  • Descrição de horários, dias e doses de medicamentos.

 

Essas informações ficam registradas no sistema, o que aumenta a segurança, e também podem ser enviadas diretamente para o celular do paciente ou da farmácia.

 

A prescrição médica virtual deve conter:

  • Carimbo;
  • Nome do médico;
  • Seu número junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM).
  • O documento também deve ser validado através da assinatura digital.

 

7 benefícios da Prescrição Médica Virtual

Além de padronizar os receituários, a prescrição médica virtual promove uma série de benefícios. Conheça os principais!

 

Praticidade

O primeiro grande benefício da prescrição médica virtual é a praticidade que esse tipo de receita traz. O paciente é o que mais ganha, pois não precisa mais carregar um papel para retirar seus medicamentos na farmácia. Agora, ele pode receber o arquivo no celular e apresentar o documento online.

 

Leitura legível da receita

Alguns até fazem piada com letra de médico, mas as dificuldades para entender a prescrição feita por alguns profissionais é um problema comum para os pacientes. Quando o paciente consome doses inadequadas de um remédio, ele está suscetível a riscos, por isso, a prescrição médica virtual acaba sendo ainda mais vantajosa, pois evita esse tipo de situação.

 

Elimina os problemas de rasura 

Uma receita médica perde a validade quando possui rasura. Contudo, é difícil evitar pequenos erros na receita, ainda mais no caso daqueles profissionais que possuem pouco tempo e muitas demandas. Na prescrição médica virtual, não é preciso se preocupar com rasuras, pois elas não existem quando se usa o computador.

 

Menor risco de confusão e erros com medicamentos de nomes parecidos

Até mesmo com as caligrafias legíveis, há a possibilidade do paciente ou farmacêutico confundir o medicamento receitado. Afinal, diversos fármacos têm nomes parecidos, especialmente após a popularização dos genéricos.

Porém, a prescrição médica virtual, apresenta uma descrição legível e completa do medicamento e do tratamento recomendado.

 

Facilita o acesso ao histórico do paciente

Um dos benefícios de adotar um sistema de prontuário e a prescrição médica virtual é o armazenamento na nuvem, que permite o acesso a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Dessa forma, não se faz mais necessário procurar em arquivos imensos pelos dados do paciente, nem recorrer à memória para acompanhar um tratamento.

Caso precise acessar dados clínicos e mesmo o histórico, o médico terá somente de pesquisar no banco de dados do sistema, e consultará as prescrições anteriores. E o melhor, as informações podem ser cruzadas para facilitar diagnósticos e a tomada de decisões.

 

Oferece segurança aos pacientes

Conforme as exigências do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), criado pelo Ministério da Saúde, as informações ficam protegidas por protocolos altamente seguros, impedindo que pessoas não autorizadas acessem dados confidenciais.

Geralmente, as informações só são disponibilizadas mediante login, senhas específicas e outras medidas. E para que os dados sejam compartilhados, o paciente deve autorizar mediante a assinatura de um termo.

 

Reduz custos

Mais uma vantagem é a grande economia que a prescrição médica virtual proporciona. Quando vistos de forma mais superficial, os gastos com papel e carimbo não parecem tão relevantes, mas, levando em consideração a quantidade de receitas emitidas em centros médicos e hospitais, o fim do uso desses dois materiais vai representar uma grande economia a longo prazo.

 

Prescrição Médica Virtual sem burocracia

 

A plataforma de telemedicina da MedSimples utiliza um prescritor digital, chamado Memed, para facilitar tanto a vida dos médicos quanto dos pacientes. Essa evolução é primordial, não apenas pelos benefícios que mencionamos acima, mas, sobretudo, nesses momentos em que precisamos estar isolados socialmente. Afinal, quem trabalha na área da saúde sabe que ela não pode parar.

A Memed é uma ferramenta de prescrição rápida e inteligente, que promove adesão do seu paciente ao tratamento. Atualmente, mais de 60 mil médicos já agregaram a Memed em seu prontuário para obter a eficiência desse serviço.

Com fácil implementação, os médicos terão acesso a uma plataforma digital de prescrição que disponibiliza diversas ferramentas que auxiliarão a conduta médica do profissional, como,  interações medicamentosas, protocolos, solicitação de exames, envio da cópia digital da receita e muito mais.

 

Como funciona

Acesse a Memed, nossa plataforma de telemedicina e faça o seu cadastro diretamente lá.

Para conseguir prescrever, é necessário ter um Certificado Digital de Saúde no CPF. Pensando nisso, fizemos uma parceria com o SERASA que dá 10% de desconto com o código de cupom (CRROB16413).

 

Gostou deste conteúdo? Que tal acessar o nosso site, experimentar todos os benefícios que a prescrição médica virtual proporciona e ainda oferecer mais conforto e segurança aos seus pacientes?

Comentários

Dicas para médicos

Assuntos que fazem a diferença no seu dia a dia