Médico do futuro: a importância de adquirir novas habilidades

04/12/2020

É notório que a Medicina está mudando, e o médico do futuro precisa acompanhar essas transformações. A cada dia surgem novos tratamentos, diagnósticos, tecnologias e medicamentos. Mas, como acompanhar tudo, adquirir novas habilidades e se manter constantemente atualizado?

 

No post de hoje falaremos sobre as habilidades essenciais para o médico do futuro. Acompanhe!

 

5 competências essenciais para o médico do futuro

Cursar Medicina é o sonho de muitos jovens, mas, para chegar lá é preciso percorrer um longo caminho. Além da graduação, dos estágios e aprendizados complementares, se você quer ser um médico do futuro, saiba que também é necessário desenvolver uma série de aptidões que melhoram a performance.

 

Você já deve saber que a sociedade passa por constante evolução, e isso abrange os avanços tecnológicos e científicos. Nesse cenário, o médico do futuro deve começar a se preparar desde já para lidar com os desafios e as novidades da prática profissional. Vale salientar que o aprimoramento de novas habilidades não minimizam a importância das competências que o médico já possui, mas complementam seu perfil profissional.

 

 

Inteligência emocional

 

A inteligência emocional já é considerada tão importante quanto a capacidade intelectual, sendo necessária em qualquer contexto. Essa habilidade fará parte do perfil do médico do futuro, pois possibilita a compreensão das emoções e a capacidade de lidar com conflitos pessoais e interpessoais. Ter inteligência emocional significa ser capaz de olhar para outra pessoa e identificar suas emoções, uma percepção essencial na relação médico-paciente. 

 

Gestão de pessoas

 

Quem assume cargos de frente de pessoal precisa estar preparado para gerenciar o capital humano. Seja você administrador da sua própria clínica, ou um profissional de atendimento hospitalar, o fato é que suas atribuições estarão direta ou indiretamente atreladas às de outras pessoas. Como estudante que já desenha seu percurso para se tornar um médico do futuro, você deve começar a desenvolver habilidades de gestão o quanto antes.

 

Pensamento crítico

 

Para formular o pensamento crítico, é preciso ter visão ampla, conhecimento extenso e ir além das respostas automáticas. Essa é uma qualidade profissional valorizada em qualquer cenário, sendo que na área médica há um peso maior: o de confrontar e esclarecer as informações trazidas pelo paciente. Afinal, se antes o médico era visto pelos pacientes como o único detentor do saber científico, hoje as pessoas já chegam aos consultórios cheias de “conhecimentos” coletados na internet. Portanto, cabe ao profissional ter raciocínio rápido e flexibilidade para clarear as dúvidas que chegam até ele.

 

Aptidão com tecnologias

 

A interface da Medicina com a tecnologia possibilitou avanços por todos os lados da prática profissional. Novos métodos de diagnóstico e tratamento, cirurgias direcionadas por sistemas ópticos e técnicas de robótica, telemedicina, entre muitos outros procedimentos que ganharam novas versões.

 

Mas, quando falamos em ter aptidão com tecnologias, não quer dizer que você precise dominar conceitos de programação ou coisa parecida. A ideia é que o médico do futuro esteja totalmente conectado aos novos canais de comunicação e aos serviços automatizados que fazem parte de sua rotina profissional. 

 

Busca contínua por conhecimento

 

É fundamental que mesmo com uma rotina intensa o médico do futuro mantenha seu conhecimento atualizado. Então, sempre que possível participe de feiras e congressos de Medicina, acompanhe as novidades da área, informe-se sobre os estudos em andamento e, claro, invista em cursos de especialização.

 

Aliás, não precisa esperar até a conclusão da graduação para ampliar seu aprendizado, viu? 

 

Acompanhar as novidades da tecnologia e se preparar para o futuro é essencial para os profissionais que desejam alavancar sua carreira nos próximos anos. Realizar um exercício de criatividade e imaginar novas invenções a partir do que já existe atualmente também é um comportamento que pode ser muito positivo. Pergunte-se sempre: quais tecnologias podem revolucionar seu trabalho nos próximos anos?

Comentários

Dicas para médicos

Assuntos que fazem a diferença no seu dia a dia