Gestão financeira para médicos: 8 respostas de perguntas frequentes

23/03/2021

Neste conteúdo iremos responder algumas perguntas sobre a gestão financeira para médicos e auxiliar esses profissionais quanto à gestão de suas carreiras. Confira!

 

Sabemos que as finanças são responsáveis pela vida de diversos negócios, independente do segmento a qual eles pertencem. Assim, contar com uma excelente gestão financeira é essencial para que uma empresa funcione corretamente e, também, esteja apta para superar todos e quaisquer problemas e desafios que possam surgir. 

 

E quando se trata da área da saúde, os propósitos financeiros também devem ser estabelecidos para que dessa forma o negócio também seja bem sucedido em todos os âmbitos. Afinal, além de ser um ótimo profissional e cuidar bem dos pacientes, é fundamental saber gerenciar suas finanças.

 

 

  • Por que a preocupação com a gestão financeira é tão importante para a carreira médica? A gestão financeira para médicos permite que os profissionais dessa área consigam gerenciar, de maneira eficiente, todos os aspectos relacionados às suas finanças ou negócios. Além disso, quando o dinheiro aumenta e trabalha ao seu favor, você pode se dedicar a outros investimentos, como, cursos e aprimoramentos em geral. 

 

  • Recém-formados: como lidar com as dívidas da faculdade de medicina? Levando em consideração os juros elevados cobrados pelos bancos e instituições, a melhor alternativa é optar pela negociação. É claro que os parcelamentos têm suas vantagens e em algumas situações, são inevitáveis. Porém, o mais indicado para ter as finanças saudáveis é deixá-los para quando forem exatamente isso: inevitáveis. 

 

  • Como planejar a vida financeira a partir da entrada na residência médica? Não existe uma fórmula milagrosa. Uma alternativa eficaz é se organizar e economizar.

 

  • Existe alguma solução digital para ajudar o médico na gestão de sua carreira e finanças? A MedSimples surgiu com o propósito de simplificar a vida de quem se importa e cuida da saúde das pessoas, pois acredita que nem tudo precisa ser complexo, e que há como eliminar as burocracias da gestão financeira para médicos. Pensando nisso, oferece diversas ferramentas para que a sua carreira esteja sempre bem estruturada financeiramente, como o gestor de plantões, que auxilia o profissional a encontrar trabalho em diversos hospitais em sua especialidade, através da tecnologia. Bem como, é capaz de gerir a vida financeira de forma prática e sem inúmeros processos.

 

  • Quais são as vantagens da Sociedade Limitada Unipessoal? A Sociedade Limitada Unipessoal é um modelo jurídico individual, caracterizada pela responsabilidade limitada que é atribuída ao único sócio proprietário, ou seja, o profissional que é responsável pela empresa não tem os seus bens pessoais entrelaçados com débitos do seu negócio.

 

Um dos grandes benefícios que esse estilo de PJ proporciona é a possibilidade de poder abrir o seu consultório sem sócios e ter seu patrimônio particular protegido. Como se trata de um empresa Limitada (LTDA), que não envolve sócios, dispensa o capital mínimo de 10 salários mínimos, como é no caso da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).

 

Esse formato traz várias facilidades como um valor acessível de abertura, ou seja, você não precisará mais integralizar valores altos na abertura do seu consultório, pois não existe nenhum valor de capital social mínimo e mesmo assim a proteção ao patrimônio pessoal individual é estabelecida.

 

  • Por que um médico deve abrir uma empresa? A gestão financeira para médicos visa reduzir o valor dos pagamentos gastos em impostos, proporcionar maior controle sobre a sua contabilidade, acesso ao crédito facilitado, flexibilidade da rotina, aumento no faturamento, e claro, ampliar as oportunidades no mercado de trabalho.

 

 

Gostou das nossas dicas? Interaja conosco e deixe seu feedback!

Comentários

Dicas para médicos

Assuntos que fazem a diferença no seu dia a dia