Análise preditiva: como ela impacta o setor de saúde

25/09/2020

A análise preditiva usa dados, algoritmos estatísticos e técnicas de machine learning para identificar a probabilidade de resultados futuros, a partir de dados históricos. O intuito é ir obter uma avaliação completa do que poderá acontecer no futuro.

O objetivo dessa prática é olhar para o futuro com base nos dados obtidos, e, a partir disso, entender quais são os grupos de risco e potenciais ameaças negativas. Na área da saúde, a avaliação preditiva pode, por exemplo, construir o perfil dos pacientes, mapear regiões com maior incidência de determinadas patologias, antever os custos decorrentes dos exames e internações, prever taxas de ocupação dos leitos, bem como aplicar a medicina preventiva para evitar infecções e doenças potenciais.

Compreender a importância de aliar a tecnologia à saúde e ao cuidado humanizado é fácil, porém, ter os dados para colocar essa ideia em prática de maneira correta é mais complexo. Por isso, as empresas podem contar com a modelagem preditiva, uma forma de prever resultados futuros e adotar ações mais precisas.

 

O uso da Inteligência Artificial (IA) na Análise preditiva

 

A Inteligência Artificial na saúde apresenta um grande impacto na precisão das tomadas de decisão dos centros médicos. Isso porque contribui no diagnóstico, na prevenção e no tratamento de doenças, além de viabilizar a redução de custos para os hospitais.

O big data, por exemplo, abre caminho para melhorar a precisão de ações dentro da área médica a partir da análise preditiva. O cruzamento de informações gera insights que direcionam várias previsões: custos, necessidade de equipamentos e medicamentos, prescrições clínicas, taxa de ocupação dos leitos, entre outros.

Com dados para identificar as necessidades internas, os gestores conseguem definir as prioridades na instituição e no cuidado dos pacientes, realizando ações mais assertivas e eficazes.

 

Modelagem Preditiva

As soluções de IA na medicina, partindo de padrões de referência e dados dos pacientes, podem criar modelos algorítmicos destinados a qualificar informações, prever a evolução dos pacientes ou suas necessidades.

 

Apoiar globalmente a atuação dos profissionais de saúde com:

 

  • Sistemas inteligentes de alertas;
  • Diagnósticos precoces de doenças;
  • Criação de perfis e detecção de pacientes com problemas recorrentes;
  • Prognóstico da evolução de doenças;
  • Acompanhamento de pacientes crônicos;
  • Previsão de gastos com saúde;
  • Realocação de serviços de saúde;
  • Otimização do controle de epidemias;
  • Auxílio no diagnóstico e tratamento de doenças, sobretudo as de origem neurodegenerativas.

 

A utilização da modelagem preditiva  antecipa as probabilidades de que algo aconteça e analisa suas possíveis complicações, permitindo intervenções adequadas. De fato, a análise preditiva aplicada às informações de saúde tem um imenso potencial para salvar vidas.

Essas são apenas algumas amostras do que pode ser alcançado por meio da aplicação das técnicas analíticas descritivas, preditivas e prescritivas à saúde. 

 

Previd: Modelos preditivos no Hospital Albert Einstein

 

O Hospital Israelita Albert Einstein, localizado no distrito do Morumbi, zona sul do município de São Paulo, já conta com o auxílio da inteligência artificial. O modelo preditivo PreVid é uma ferramenta de Big Data desenvolvida pelo Hospital Israelita Albert Einstein em conjunto com o Escala App e tem como objetivo disponibilizar para instituições de saúde de todo o Brasil, modelos preditivos criados no laboratório do hospital e também modelos selecionados da comunidade que seguem os critérios de validação e boas práticas preconizadas por meio de uma interface simples, online e gratuita.

 

O propósito é que através do acesso a algoritmos preditivos de alta precisão você tenha  um recurso adicional para triagem e tomada de decisão. Que tal acessar o site da Previd e testar a plataforma ou então submeter o seu modelo preditivo?

 

 

Comentários

Dicas para médicos

Assuntos que fazem a diferença no seu dia a dia