A relevância da gestão de tempo nas clínicas e hospitais

08/01/2021

Sabemos da correria que acontece no dia a dia de trabalho das clínicas e hospitais, especialmente no que diz respeito à gestão de tempo. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas ações para que os gestores possam auxiliar os colaboradores a superar este desafio. 

 

Basicamente, a gestão de tempo consiste no processo de distribuição dos horários disponíveis entre todas as demandas que devem ser realizadas nas instituições. É importante salientar que contar com as ferramentas adequadas ajudará a otimizar de forma significativa o expediente e as tarefas rotineiras. Isso ocorre, pois, quando há a automação de atividades repetitivas a equipe consegue destinar mais tempo a tarefas que realmente não podem ser automatizadas. Continue a leitura e descubra como melhorar a gestão de tempo do seu negócio!

 

Quais as vantagens de se fazer uma boa gestão de tempo?

Investir nas mudanças corretas é essencial para que a sua clínica, hospital ou centro médico se torne mais produtivo e eficiente. É importante ter ciência de que o propósito da gestão de tempo é proporcionar um um bom aproveitamento e desempenho em todas as etapas do seu dia. Veja algumas das principais vantagens de fazer uma gestão de tempo adequada:

 

  • Maior produtividade e eficiência
  • Uma melhor reputação profissional
  • Capacidade de realizar objetivos
  • Entregas nos prazos
  • Finalizar projetos que normalmente ficam incompletos
  • Organizar melhor cada setor e as suas atividades
  • Otimizar o seu tempo

 

Como colocar a gestão de tempo em prática?

Agora que ficou claro o que é a gestão de tempo, bem como as suas vantagens para um cotidiano mais eficaz, vamos mostrar como colocá-la em prática. E por mais que essa pareça uma missão difícil, e é, tudo que é preciso é disciplina e muita organização. Confira algumas dicas de como aplicá-la em sua clínica ou hospital.

 

Defina as prioridades

Independente da quantidade de demandas que você precise executar, defina quais são as prioridades. Isso é fundamental para determinar qual deve ser feita primeiro e qual pode ser adiada. Uma excelente maneira de fazer isso é classificando as atividades em categorias como, urgente, intermediário, entre outras.

 

Crie um planejamento 

Essa é a base de tudo, afinal, quando as prioridades são estabelecidas e organizadas, você consegue realizar as tarefas com maior êxito.

 

Conte com a tecnologia

Atualmente, existem diversas ferramentas que visam o auxílio da gestão de tempo e auxiliam no planejamento e execução das atividades, além de sistemas capazes de automatizar os diversos processos de Recursos Humanos (RH). Um deles é o Gestor de Plantões da MedSimples, que tem como objetivo ajudar na rotina da gestão de tempo, deixando-a organizada e descomplicada. Acesse o nosso artigo “Gestão Hospitalar: conheça uma ferramenta para torná-la mais eficiente” e fique por dentro dos benefícios que o Gestor de Plantões oferece. 

 

Gostou das nossas dicas? Não esqueça, ter o auxílio da tecnologia para conseguir se organizar e otimizar as tarefas é uma ótima forma de aprimorar a gestão de tempo, e nós, da MedSimples, temos a solução perfeita para você. 

Comentários